Páginas

Cookie

Muitos me pediram essa receita e queriam saber um pouco sobre a história dele, ai vai um trecho da história desse biscoito delicioso.

Curiosidades

Segundo as lendas, os antigos comiam grãos crus, moendo-os lentamente e triturando com os dentes, com isso surgiu a idéia de se amassar os grãos entre duas pedras, misturando água àquela massa e secá-la ao fogo, tornando-a numa pasta seca e dura.

A palavra biscoito tem origem de duas palavras francesas: “Bis” e “Coctus” e significa “cozido duas vezes”. Isso porque o biscoito surgiu da necessidade de viajantes carregarem seu próprio alimento, no caso o pão, e esse precisava ser cozido duas vezes, para ter menos umidade e, assim, durar mais tempo. Ele virava, portanto, um “pão duro”. Vamos a receita:

Ingredientes

- 115g Açúcar refinado;
- 115g Açúcar mascavo;
- 1 Ovo tipo extra;
- 140g Manteiga sem sal;
- 260g Farinha de trigo;
- 4g Fermento em pó;
- 125g Chocolate branco picado;
- 125g Chocolate ½ amargo picado.

Modo de preparo

Bata os açúcares com a manteiga em temperatura ambiente, até virar um creme;
• Adicione os ovos inteiros e ligeiramente batidos e incorpore bem;
• Misture a farinha de trigo com o fermento e adicione a mistura até a massa ficar homogênea(fora da batedeira) – não trabalhe demais a massa;
• Pique os chocolates com aproximadamente 0,5 cm e misture à massa;
• Coloque sobre papel filme e enrole como cilindro e leve para congelar, de preferência de um dia para outro;
• Depois de congelado, corte em uma espessura de aproximadamente 1,5 cm, coloque em assadeira com papel manteiga, mantendo distância entre cada um deles – leve para
assar a 170ºC.
 

*IMPORTANTE – os cookies não deverão sair do forno totalmente firmes, e sim macios com as bordas meio duras, para que após o resfriamento mantenham a textura.

Um comentário: