Páginas

Ratatouille

Quem disse que não podemos montar um prato sofisticado com o que tem na geladeira?

Fiz esse prato com abobrinha, pimentão, alho, berinjela, pimenta dedo de moça e frango.
Alimentos que com certeza tem na sua geladeira. A montagem do prato muda a visão que quem está prestes a se deliciar com um simples picadinho com filé de frango, a expectativa que temos diante de um prato decorado é muito maior do que uma montagem simples. Lembre-se inovar não é apenas criar novas receitas, também pode ser recriar novas formas de preparo e montagem.
Solte sua imaginação na cozinha e boa sorte.

O refogado da foto é um prato rústico francês, conhecido como ratatouille, típico da região da Provença, em que se notam influências italianas e espanholas.

Recriei o prato acrescentando o frango em pedaços pequenos e bem douradinhos.
Vamos a nossa primeira receita.

Ingredientes : 

- 175ml de azeite
- 250g de abobrinha
- 250g de berinjela (descascada)
- 150g de pimentão amarelo
- 150g de pimentão vermelho
- 250g de tomate picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 100g de cebola cortada em cubinhos
- 5g de alho picado
- 15g de extrato de tomate
- 5g de tomilho picado
- 1 folha de louro
- orégano fresco picado
- 1/2 peito de frango

Modo de preparo

      Primeiro corte o peito de frango em filés e em seguida faça pequenas iscas de frango.Tempere com sal e pimenta a gosto. Numa frigideira separada, frite as iscas com azeite.Numa panela em fogo médio, com um pouco de azeite, refogue e acrescente aos poucos os legumes preparados, respeitando o tempo de cozimento de cada um: primeiro os pimentões, depois a berinjela, a abobrinha e o tomate. Tempere só com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve-os (separados). Na mesma panela coloque o restante, o azeite, 100g de cebola cortada em cubinhos e 5g de alho picado e deixe dourar. Junte 15g de extrato de tomate e cozinhe. Adicione os legumes reservados, 5g de tomilho picado, 1 folha de louro e orégano fresco picado. Adicione as iscas de frango e verifique o sal e cozinhe por mais ou menos 5 minutos.


Sugestões 

Para acompanhar esse prato recomendo um vinho muito interessante da região de McLaren Vale, Austrália, o Mitolo Jester Sangiovese. É um vinho rosé muito aromático, perfeito para pratos com especiarias e legumes igualmente aromáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário